Como Cuidar do Cérebro: A Influência da Alimentação e do Intestino na Sua Saúde Mental

Como Cuidar do Cérebro: A Influência da Alimentação e do Intestino na Sua Saúde Mental


Introdução

Eu sou o cérebro, o mais impressionante órgão do corpo humano, aquele que pensa, sente, memoriza, guarda lembranças, me protege, está relacionado às emoções, inteligência e memória.

Localizado no interior da caixa craniana, é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. As células nervosas, chamadas de neurônios, processam todas as informações para que possamos executar nossas tarefas, tanto voluntárias (falar, andar, comer, mexer o corpo, pensar...) e involuntárias (coração bater, respirar, órgãos funcionando sem que eu perceba...).

As Duas Metades do Cérebro e Suas Funções

A divisão do cérebro em duas metades traz responsabilidades distintas: o lado direito ocupa-se das operações lógicas como: estudar, escrever, trabalhar...é o lado pensante. Já o lado esquerdo controla nossas emoções e criatividade.

Nutrição Cerebral: Alimentando o Órgão Mais Poderoso

Como nutrir esse órgão tão incrível? O nutriente mais usado é a glicose, que leva energia necessária para o desempenho de suas funções e, também com a associação de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem e levam vitalidade aos neurônios (células responsáveis pelo humor e memória).

 O Segundo Cérebro: O Intestino

Quando se fala em nutrição cerebral, temos que lembrar do nosso segundo cérebro: o intestino, um órgão que contém cerca de 500 milhões de neurônios, responsáveis pela digestão, movimentos peristálticos e estímulos do bolo fecal. Essa conexão se dá por um nervo chamado VAGO, que influência até mesmo nossos estados emocionais de calma ou estresse e é capaz de influenciar diretamente nosso processo digestivo.

Muitos quadros de estresse/ansiedade, podem influenciar no quadro de uma síndrome intestinal conhecida como SII (síndrome do intestinoirritável), não somente em quais alimentos se come, mas o seu estado emocional ao comer!!! Sendo assim, é extremamente importante prestar atenção em COMO estamos comendo.

Reservar um tempo para suas refeições, que seja em um ambiente tranquilo, que te permita ter um estímulo visual com o alimento, que sua mastigação possa enviar as informações ao cérebro, preparando seu trato gastrointestinal que ao receber os alimentos possa ter um ciclo digestivo saudável.

Microbiota Intestinal e Saúde Mental

Mais uma conexão intestino-cérebro temos nossa microbiota intestinal, exercendo uma modulação emocional produzindo substâncias neuroativas como a serotonina. Nosso intestino é responsável em produzir 90% desse neurotransmissor tão relacionado em casos de depressão e ansiedade.

Para que nosso cérebro tenha saúde, é imprescindível cuidarmos do nosso intestino escolhendo os alimentos para sua nutrição.

Superalimentos para o Cérebro

E vamos aos super alimentos para nosso cérebro?

  1. Peixes - contém ômega 3 (DHA) uma gordura essencial por aumentar a atividade dos neurônios e suas conexões, auxiliando em nossa memória e raciocínio.
  2. Linhaça - também rica em ômega 3 (DHA) gordura essencial para nosso cérebro.
  3. Brócolis (vegetais verde escuros) - por conter vitamina K, ácido fólico e magnésio é essencial para o bom funcionamento cerebral.
  4. Alimentos da terra: verduras e legumes - possuem uma quantidade elevada de antioxidantes, anti-inflamatórios e fitoquímicos essenciais para a saúde mental. Quanto mais colorido seu prato, melhor!!
  5. Chá verde - melhora o estado de humor, poderoso antioxidante (catequinas) que protege o cérebro contra os danos dos radicais livres, a planta Camellia Sinensis possui um tipo de cafeína que melhora os estados de alerta e estimula a produção de serotonina no cérebro.
  6. Semente de abóbora - ricas em flavonoides que ajudam a diminuir os níveis de inflamação no cérebro.
  7. Ovo - proteína de alto valor biológico rica em colina, vitaminas do complexo B e ácido fólico, o que ajuda na formação de acetilcolina para regular o humor e a memória.
  8. Laranja - rica em vitamina C, poderoso antioxidante que melhora a memória e reduz o risco de Alzheimer.

 Receitinha para Mente Produtiva

SALADA COLORIDA:

  • 2 tomates cortados em cubos ou 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio;
  • 1 ovo cozido cortado em rodelas;
  • 4 nozes picadas;
  • 1 xícara e meia de brócolis cozidos;
  • 1 colher de semente de abóbora sem casca torrada;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Sal a gosto para temperar.

Modo de preparo: Em uma tigela, colocar todos os ingredientes e misturar. Adicione um fio de azeite e sal para temperar. Servir em seguida. Essa salada é uma ótima opção como prato de entrada.

Conclusão

Cuidar do cérebro vai além de apenas pensar e memorizar – envolve nutrição, equilíbrio emocional e atenção ao intestino, nosso segundo cérebro. Com alimentos ricos em nutrientes essenciais e hábitos saudáveis, podemos garantir um órgão ativo, protegido e cheio de vitalidade. Que tal começar hoje mesmo a incluir esses superalimentos na sua dieta?

Daniela Pini Salticchioni - CRN3 7989 - @DANIPININUTRI




Comentários